Quem me conhece a algum tempo sabe que amo os filmes Ghibli. Minha infância foi basicamente assistindo ao VHS de Meu Vizinho Totoro, e a partir dai o amor nunca mais parou.
Inconscientemente, eu era uma grande fã dos filmes quando criança. Ao longo dos anos eu só pude confirmar tal paixão. Como já disse, meu primeiro filme foi o tão querido Totoro (já fiz uma postagem sobre ele AQUI), depois de anos indo mais afundo nesse mundo da cultura japonesa e fuçando pela internet, consegui assistir a praticamente todos os filmes.
Eu adoro esse estilo típico que só os filmes Ghibli tem. Acredito que as pessoas que conhecem essas animações conseguem reconhecer imediatamente se virem algo deles passando por ai. O estilo de desenho é apenas uma das minhas coisas favoritas, outra coisa é algo que podemos achar em todos os longas, que é conhecido na cultura japonesa como “MA”. Resumidamente, MA é como uma pausa no tempo, um intervalo ou vazio. Você já deve ter notado enquanto assiste as animações que existem vários momentos onde podemos apena ficar apreciando a paisagem, ou vendo os personagens lendo em silencio, ou pegando um trem com o sr Sem Face, não é mesmo? É como se ninguém estivesse com pressa de acabar o filme e não precisasse ter necessidade de em todas as cenas conter diálogos ou coisa do tipo, você só precisa apreciar e curtir o momento. E isso é o MA. Achei esse vídeo AQUI, que explica direitinho e mostra vários exemplos também do significado, então se não entendeu nada do que eu disse, clique ali.
Toda história do Studio Ghibli tem algo de especial, ou ensina algo a alguém, faz você rir ou chorar ou ficar no minimo pensativo. Outra coisa que notamos muito, é a figura feminina como personagem principal em vários de seus filmes, existe também uma preocupação em cada detalhe das cenas. Eu fico tão feliz por ter conhecido esse universo e apreciar cada detalhe dele que ninguém faz ideia. Simplesmente não há filme deles para mim que seja ruim.
Então se ainda não assistiu a nenhum dos títulos dirigidos pelo Studio Ghibli, não perca muito tempo não. Você esta perdendo uma obra de arte em ação, com fantasia, magia, belas paisagens, enredo…
Qual é o seu filme favorito?

Deixe uma resposta