Esse post não é exatamente para causar discórdia, mesmo sabendo que vai ser uma sementinha plantada no coração de mais da metade dos fãs de F.R.I.E.N.D.S. Sim, eu gosto mesmo é do Joey e digo mais, Joey era o par perfeito para Rachel. Sei que essa opinião fará com que as pessoas me olhem torto e desconfiem do meu bom coração, e esse post é a justificativa da minha opinião tão oposta.
Motivo nº 1 – O Ross é tedioso: Não me matem!  Ross Geller é o típico personagem que é essencial pra série, brilhantemente interpretado, divertido, mas sendo sincera, se eu fosse pensar nele como uma pessoa, eu jamais gostaria de ter que conviver com ele. É tipo o Sheldon. Claro que ele é uma boa pessoa, mas analisando friamente, dá pra perceber como ele é mimado, arrogante e extremamente infantil. Vamos relembrar do episódio em que ele descobre que a Rachel está apaixonada por ele, na segunda temporada, e da o maior escândalo, dizendo que ela não tem o direito de se dizer apaixonada por ele, agora que ele está namorando outra. Fala que ele passou 10 anos apaixonado por ela e foi desprezado, sendo que a Rachel nunca nem soube disso, porque ele nunca teve a coragem de falar a ela. Tem também aquele episódio em que a Phoebe diz que não acredita na Teoria da Evolução e o cara fica maluco, surtado, e passa o episódio inteiro torrando o saco da Phoebe, tratando ela como a maior ignorante do mundo. No episódio da lista, um dos motivos listados para que ele não namorasse a Rachel é o de que ela era apenas uma garçonete mimada. Pensem bem. Sem falar que ele é muito bebê chorão, adora se fazer de coitado e se consulta com seu pediatra até hoje só porque é tratado de forma especial. E muito ciumento! A Rachel merece coisa melhor!
Motivo nº 2 – O Ross é devoto a Rachel: Quando as pessoas justificam os motivos de Ross ser melhor para a Rachel, já ouvi alguns argumentos do tipo: “Ross ama a Rachel de uma forma que beira a devoção”. Pois é, eu não acho isso muito legal. O amor do Ross pela Rachel é daquele tipo que faz uma pessoa lamber o chão que a outra pisa e beber um copo de gordura para conseguir perdão. Pode parecer tudo muito fofo aparentemente, como por exemplo naquela vez em que ele deixa de aparecer num programa de TV, oportunidade da qual ele estava muito ansioso (estilo Ross), para levar a Rachel pro hospital, pensando que ela havia quebrado a costela, mas na verdade é uma coisa meio sufocante. Dá pra perceber isso pelo fato dele ser extremamente ciumento e muitas vezes não confiar na palavra da Rachel (como naquela história do Mark) e ultrapassar os limites de forma insana, como quando ele apaga o recado do cara que a Rachel estava pegando da secretária eletrônica. Sempre senti a relação dos dois muito desequilibrada. Se fossem os dois malucos um pelo outro, ok, mas dá pra perceber que a Rachel não sente nada de tããão forte. No começo, ela descobre que ele é apaixonado por ela desde sempre num momento em que está passando por uma crise existencial (por só se envolver com idiotas). Daí ela vê o Ross, amigo dela, cara bacana, completamente maluco por ela de um jeito que nenhum cara nunca havia sido. Foi juntar a fome com a vontade de comer. Sem falar que ele estava indisponível (mais um motivo), o que adiciona a emoção de se querer aquilo que não se pode ter. Não nego a enorme afinidade dos dois, mas dá pra perceber como são sentimentos diferentes. Eles não são como o Chandler e a Monica, e Phoebe e o Mike. Se Friends não fosse uma comédia e sim um drama, temporadas inteiras se desenvolveriam em cima dessa discrepância, coisa de fazer Meredith Grey e Derek Shepard parecerem bem resolvidos (em outro momento falo de Greys Anatomy, realmente preciso falar sobre Greys Anatomy).
Motivo nº 3 – O Joey é admirável: Ele pode ser completamente burro, galinha e até meio porco e folgado, mas Joey Tribbiani é um cara sensacional e 150% amigo. Por ser caricato, as pessoas que assistem a série ocasionalmente sempre tem a impressão que o Joey é um personagem muito raso, mas quando você acompanha as temporadas e o conhece melhor, dá pra perceber que ele tem um coração de ouro. O Joey dá um enorme valor aos seus amigos e é extremamente leal, tanto que quando se apaixona pela Rachel, nem cogita ter nada com ela, pois sabe que o Ross nunca aceitaria e pra ele é melhor sofrer sem ela do que trair o Ross dessa forma (mesmo sendo Rachel o primeiro amor verdadeiro dele). E tem o episodio em que abre mão de ter Rachel sempre por perto morando com ele e sugere que Rachel vá morar com Ross pois está gravida, e não acha certo que Ross perca os momentos da gestação e ele acompanhando todos os passos. A única vez em que ele tropeça é quando não aceita o relacionamento do Chandler com a Janice, mas mesmo não suportando-a, ele tenta com todas as forças gostar dela antes de entregar os pontos. Joey é incrivelmente doce, e a relação dele com a Rachel é a coisa mais linda. O cuidado que ele tem com ela na gravidez é maravilhoso, sem falar que ele sempre foi muito atencioso com a Emma, e olha que ele ter que morar com um bebê foi muito inconveniente. Apesar de garanhão, Joey é muito inocente, dá pra ver que ele odeia ter que mentir pros amigos na época que tem que encobrir o relacionamento da Monica e do Chandler, e na forma como ele fica atormentado ao descobrir que o pai tem uma amante.
Motivo nº 4 – Joey e Rachel combinam mais: Rachel e Joey tem tudo a ver um com o outro, os dois são mostrados como os mais burrinhos da série, e eles se entendem muito por isso e não estão nem aí com esse fato. Eles se divertem pra caramba quando estão juntos, e não sei quanto a vocês, mas eu sempre penso no amor da minha vida, meu par perfeito, como alguém com quem eu possa brincar, me divertir, rir junto. O Ross se leva muito a sério, e um dos piores defeitos de uma pessoa é se levar a sério demais. Tanto a Rachel como o Joey sabem rir de si, e isso é incrível. Eles são companheiros, antes de pensarem em serem amantes eles são realmente amigos e tem um carinho enorme um pelo outro, como naquele episódio em que o Joey leva a Rachel a um encontro, porque ela não vai em um há muito tempo pois está grávida, e corre tudo tão bem que ali ele se apaixona por ela, e se sente de uma forma como nunca se sentiu antes. Quando a Rachel começa a gostar do Joey, ela também fica muito diferente e mudada e dá pra perceber que o amor que um sente pelo outro é super sincero. E, mais importante, o relacionamento dos dois tinha tudo pra ser leve e feliz, como o da Monica e do Chandler, pois eles se encontraram no meio do caminho e descobriram que tem tudo a ver um com o outro e só resta mesmo o amor. Só que aí vem o Ross e estraga tudo, e o resto vocês já sabem.

One thought on “Torci pelo Joey”

  1. Ahhhhhhhhhhhh alguém que me entende na vida!! Cara, essa postagem definiu a minha opinião sobre o Ross e o Joey. Ross é totalmente chato e mimado, Joey tem aquele sorriso encantador, aquele ar de protetor e que passa segurança, que raiva desse final da série.

Deixe uma resposta